Como concluir um projeto cultural e deixá-lo mais atraente ao avaliar?

Se você busca aprovação e interesse por parte dos avaliadores na hora de concluir um projeto cultural, é muito importante saber de fato concluir um projeto e apresentar contrapartidas interessantes e vantajosas para quem busca patrocinar.
Nesse momento, é muito importante você fazer uma reflexão sobre todo o seu projeto, quais benefícios para a cultura e sociedade ele traz, o porque de ser o mais atraente entre os avaliados, e, é claro, o retorno dado. Além disso, saber concluir a ideia de um projeto cultural é extremamente importante, que requer uma atenção redobrada. Afinal, uma conclusão ruim, pode por um projeto estruturado por água abaixo!
As Contrapartidas:
As empresas que se interessarem por projetos culturais vão buscar, o que chamamos aqui de Contrapartidas. É uma forma legal de ter um retorno indireto ou troca pelo apoio oferecido. Essas contrapartidas podem ser:
Sociais – Relacionada à sociedade como um todo ou comunidade assistida pelo projeto. Criar oficinas, espaços culturais, doações, ações de cuidado coletivo e valorização do ser humano.
Ambientais – Relacionado à diminuição do impacto ambiental causado de forma direta ou indiretamente pelo seu projeto. O recolhimento de resíduos descartáveis como plásticos vidros e latas são as mais comuns em projetos culturais.
Institucionais – São ações que envolvem diretamente a “marca investidora” do seu projeto. A presença da marca em materiais gráficos e publicações em redes sociais são as mais habituais.
Há também uma prática comum e que envolve o incentivo fiscal. É uma relação legal onde todos os envolvidos saem ganhando.
A Conclusão do Projeto:
Seu projeto cultural é muito importante para ser recusado por apresentar erros básicos. Por essa razão é que você deve revisar todas as etapas do seu projeto. Não é necessário sofrer para elaborar um projeto. No entanto é preciso dedicação, estudo, pesquisa, trabalho em equipe e humildade para reconhecer suas limitações e pedir ajuda.
Como um último conselho, não centralize tarefas e sim, divida responsabilidades. O sucesso será uma consequência de um trabalho organizado e bem-feito!
Comments