top of page

Como grandes eventos culturais geram impactos positivos na economia?



O show da Madonna no Rio de Janeiro, no começo desse mês, é um exemplo emblemático do impacto que grandes eventos culturais podem ter na economia local. O Estado e a Prefeitura do Rio investiram mais de 10 milhões. Mesmo com controvérsias, estima-se que o espetáculo movimentou mais de R$ 293,4 milhões na cidade, gerando renda e emprego em diversos setores. Mas como grandes eventos fazem isso acontecer?


O primeiro impacto passa pelo gasto direto do público. Mesmo em eventos com entrada gratuita, as pessoas ainda desembolsam com: alimentação, transporte, hospedagem, passagens, estacionamentos, souvenirs, bebidas, etc. Além de movimentar com turismo na cidade pode gerar empregos diretos e indiretos, como é o caso dos ambulantes.


E falando em geração de empregos, esse é outro ponto afetado positivamente. A logística(organização do evento), comércio e segurança, dependem de uma grande quantidade de contratações de pessoas. Lojas de souvenirs, roupas e outros produtos relacionados ao show aumentam suas vendas e contratam mais funcionários para atender à demanda. Aumento no número de turistas também gera mais trabalho para hotéis, restaurantes, guias turísticos e outros profissionais do setor.


Não só isso, mas é bom falando também em publicidade. Empresas (Prefeituras e Governos também) buscam patrocínios através de Leis de Incentivo para aumentar sua publicidade e alcance da marca, ou até mesmo da comunidade, cidade, Estado, etc. A presença de Madonna no Rio de Janeiro, por exemplo, gera grande repercussão na mídia nacional e internacional. A cidade ganha visibilidade e atrai novos turistas.


Além disso, grandes eventos, principalmente os que utilizam recursos públicos, geram receita para o governo. O aumento da atividade econômica gera maior arrecadação de impostos para o governo, que pode ser utilizada para investir em serviços públicos e infraestrutura.


Grandes eventos culturais como o show da Madonna, Rock in Rio, The Town, Festival da Lua Cheia, Virada Cultural e etc., podem ser ferramentas poderosas para o desenvolvimento econômico de uma cidade. Através da geração de renda, emprego e promoção da imagem, esses eventos contribuem para o bem-estar da população e para o crescimento sustentável da comunidade.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page