top of page

Como captar recursos para um projeto aprovado?


Captar recursos para um projeto cultural aprovado por editais ou leis de incentivo pode parecer um desafio complicado, o que acaba gerando um grande número de desistências, ou até mesmo, criando dúvidas de como conseguir.


Porém, com uma estratégia bem feita, conhecimentos adquiridos e saber como transmitir o objetivo do seu projeto, é possível alcançar as suas metas de forma eficiente!


O Que Você Precisa?


O primeiro passo é entender profundamente o projeto que você está propondo. Conhecer cada detalhe, desde o orçamento até os impactos sociais e culturais que ele pode gerar, é muito importante para transmitir confiança aos possíveis patrocinadores, além de deixar claro para todo mundo (inclusive você) de como será utilizado o recurso.


Uma apresentação clara e objetiva do projeto, destacando seus diferenciais e benefícios, é fundamental para conquistar o interesse de empresas e investidores. Lembre-se: as pessoas que possivelmente vão patrocinar seu projeto, estão investindo. Elas precisam saber que investir no seu projeto trará retornos.


Outro ponto importante é identificar os potenciais patrocinadores que tenham afinidade com o tema do seu projeto. Empresas que já investem em cultura ou que possuem valores parecidos com a proposta do seu trabalho têm maior probabilidade de se interessar em investir.



Dica: Você pode pesquisar empresas que utilizam leis de incentivo, como a Lei Rouanet ou o ProAC, e analisar seus históricos de patrocínio. Isso pode fornecer dicas valiosas sobre como abordá-las e quais argumentos utilizar para mostrar que o seu projeto é uma boa oportunidade para elas.


A Comunicação e os Recursos:


A comunicação é uma ferramenta poderosa. Seja convincente, e mostre não apenas os aspectos artísticos do projeto, mas também os benefícios que ele pode trazer para o patrocinador, como visibilidade, engajamento com o público e fortalecimento da marca.


Aqui, ter o seu público-alvo definido e a abrangência do projeto, podem ser decisivos para fechar parcerias.


Se prepare para adaptar sua proposta às necessidades e interesses específicos de cada empresa, não fixe sua mente em uma ideia muito quadrada. Saiba que em certos momentos, adaptar o seu projeto pode ser necessário para fechar um investimento.


Dica: Você pode criar categorias de investimento, como, por exemplo, um "plano bronze", "plano prata" e "plano ouro", onde cada empresa tenha possibilidades de investir uma quantia que julgar necessária, ou então buscar maior preferência em sua divulgação. Quanto maior o plano, maior os benefícios e prioridades de divulgação.


Não Desista!


A persistência e a rede de contatos são aliadas indispensáveis. Participe de eventos, feiras e encontros do setor cultural para abrir portas para novas oportunidades.


Ter um relacionamento próximo com os patrocinadores, mesmo após o término do projeto, também é uma prática que pode render frutos no futuro.

 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page