top of page

7 DICAS PARA NEUTRALIZAR O SOTAQUE!


Estamos tão acostumados a observar pessoas de outras regiões falando de uma maneira própria delas, que às vezes nos esquecemos de um detalhe curioso - todos nós falamos com sotaque, dependendo do lugar onde estivermos. Assim, para o paulista quem tem sotaque é o nordestino ou o gaúcho, enquanto que para o nordestino ou para o gaúcho quem tem sotaque é o paulista.

1 Decida se você deve mesmo neutralizar o sotaque. Embora a decisão final deva ser sua, alguns fatores precisam ser considerados para que você saiba se deverá ou não eliminar o sotaque: a compreensão da pronúncia, o efeito na avaliação e a possibilidade de resistência do ouvinte. Com base nesses fatores você deverá tomar a decisão de eliminar ou não seu sotaque.

2 Verifique se o seu problema é morfológico. A forma como falamos é determinada pelos movimentos da boca e da língua, que modificam o som da voz. O sotaque, por sua vez, nasce de fatores culturais e da mistura de povos de uma determinada região e não da forma da boca e dos dentes, por exemplo. Dizemos que um problema de comunicação é morfológico quando ele envolve - quando na fala - alguma deficiência ou desvio de alguma parte do corpo do indivíduo é notável, como problemas nos dentes, lingua, palato ou mesmo na garganta. Procure um fonoaudiólogo, e com ajuda deste profissional, você pode obter resultados mais rápidos e consistentes com relação ao seu sotaque. Pode ser que você descubra que se trata de um problema morfológico, e não na sua forma de falar.

3 Ouça sua própria voz e dicção. Com o auxílio de um gravador, leia em voz alta - e com naturalidade - uma frase de um livro qualquer. Comece a notar sua própria forma de falar, e tome nota daquilo que te desagrada. Logo depois, repita o processo procurando eliminar o sotaque indesejado.

4 Cante. Pode parecer besteira, mas funciona!

5 Brinque com travas-língua. Comece pelos fáceis e vá aumentando o nível de dificuldade (nem preciso dizer que devem ser feitos em voz alta).

6 Converse com outras pessoas.

7 Imite outros sotaques.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page