top of page

Três medos que podem travar a criação artística


Será que eu sou bom o suficiente? Esse é, sem sombra de dúvida, o maior medo de todo artista. Afinal, o trabalho do artista não consiste exatamente em criar necessidades e sim “luxos”, na maior parte do tempo e, mesmo que sua arte esteja enriquecendo sua vida e a vida de outras pessoas, muito provavelmente todos poderiam sobreviver perfeitamente bem sem ela e, por isso, esse é um medo que assombra o artista como um fantasma de filme de terror!

Infelizmente, para a grande maioria dos artistas, essa é uma questão desafiadora. Como seria, equilibrar esse medo, valorizando o processo criativo e a arte acima de tudo?


Comparação

Independente do sucesso de outros artistas, seja qual for a sua área nas artes, cada obra possui sua subjetividade e conexão com o autor. E tudo bem, não há necessário se comparar com os outros, mas sim, validar seu processo criativo e resultados, todo ser humano possui um conjunto de atributos, talentos, conhecimentos, experiências, olhares, que são únicos em todo o mundo e, assim sendo, é sempre possível trazer algo inteiramente novo para o processo.

Como já dizia Salvador Dali, “aqueles que não querem imitar coisa alguma, nada produzem”. Pare de tentar reinventar constantemente a roda e, em vez disso, tente criar sua própria versão dela.


Os outros podem roubar minha ideia


Esse medo até tem fundamento, especialmente quando estamos falando em expor e vender trabalhos online. Mas isso não pode ser uma desculpa para ficar de fora da internet, esse gigantesco mercado virtual.

Sim, as pessoas roubam ideias o tempo todo, desde que o mundo é mundo. Embora este seja um problema real, é preciso perceber que estes "parasitas artísticos" são uma pequena parcela da população online. Em verdade algo em torno de 98% das pessoas que veem o seu trabalho online não tem a menor intenção em roubá-lo. Eles estão simplesmente apreciando e talvez, sejam compradores em potencial.

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page