top of page

Como Tornar um Projeto Cultural Viável e Atrativo Financeiramente: um Guia Detalhado




Em um mundo onde a cultura pulsa com criatividade e paixão, a viabilidade financeira emerge como a ponte que conecta sonhos e realizações. Para os agentes culturais que navegam pelas incertezas do mercado, Planejar com maestria, Captar recursos com engenhosidade, Gerir com excelência, Inovar com ousadia e Garantir a sustentabilidade do projeto cultural é fundamental para quem quer conseguir patrocinadores para pôr em prática suas ideias! Planejamento detalhado é o primeiro passo! Comece por definir os objetivos do seu projeto cultural de forma clara e mensurável. O que você pretende alcançar com o projeto? Quais os resultados esperados? É importante que os objetivos sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizáveis.Realize uma pesquisa de público para entender suas necessidades, e inclua no plano orçamentário todos os possíveis gastos, mesmos os mais simples. Cuide do seu cronograma! Defina prazos e metas realistas para cada etapa do projeto. Utilize um cronograma para acompanhar o progresso do projeto e garantir que ele esteja dentro do prazo e do orçamento. É importante identificar e incluir no planejamento os riscos potenciais que podem afetar o seu projeto e definir planos de contingência para lidar com eles.


Uma gestão eficiente pode ser o diferencial na hora de um possível patrocinador escolher quem irá patrocinar. Utilize ferramentas de gestão de projetos para acompanhar o progresso do projeto, controlar o orçamento e manter a equipe organizada. Comunique-se de forma transparente com os stakeholders do projeto, como patrocinadores, colaboradores e público-alvo.


Mostrar um acompanhamento, do início ao fim, exalta o compromisso do responsável do projeto para com ele. Isso trás mais segurança e credibilidade, coisas que qualquer investidor busca.Inovar sempre é bem-vindo! Proponha soluções inovadoras para os problemas do projeto. Utilize novas tecnologias e ferramentas para tornar o projeto mais eficiente e eficaz. E, mais importante: busque a sustentabilidade do projeto. Planeje o projeto para que seja auto sustentável no longo prazo. Diversifique as fontes de receita e crie parcerias estratégicas. Promova a educação e a formação de público para garantir a longo prazo do projeto, além de ter uma equipe preparada para isso, ou até mesmo, possíveis parceiros produtores.Além disso, busque constante melhora e aprimoração. Busque orientação de profissionais experientes em gestão de projetos culturais. Participe de cursos e workshops sobre captação de recursos e gestão cultura. Aproveite e confira nosso Intensivão Lei Rouanet e Novas Normativas 2024!Aprenda sobre: Lei Rouanet, Lei Aldir Blanc, Escrita de Projetos, Prestação de contas, Nova Instrução Normativa 2024, e muito mais.Bate-papo com pareceristas, Mentoria em grupo, aulão tira-dúvidas, aula Prestação de Recursos, acesso a comunidade com artistas e produtores de todo o Brasil, grupo com leis e editais nacionais, regionais e internacionais.


As aulas acontecerão ao vivo e ficarão disponíveis em nossa plataforma para assistir quantas vezes quiser. 



Opmerkingen


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page