Explicando a DRT.

December 19, 2016

 

O QUE É DRT - O REGISTRO PROFISSIONAL QUE TODO ATOR E ATRIZ PRECISA?

DRT quer dizer Delegacia Regional do Trabalho. Portanto, você não tem um DRT, o que tem é um registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho. Mas, se tornou popular falar que se tem um DRT, apesar de ser errado.

E o que muda quando se tem esse registro? Com o registro, a pessoa passa a ter regulamentada a profissão que segue, e isso na própria carteira de trabalho (CTPS). Ou seja, quando consegue o registro, pode-se dizer que está mais que preparado para trabalhar como ator, e também que é um profissional da área.
Por que o DRT é importante?

E por que devo me importar em ter o registro na DRT? É simples, esse pequeno detalhe é necessário para que trabalhe de forma Legal. Existe uma lei de 1978, mais precisamente a lei nº 6.533 que diz que somente quem possui tal registro pode trabalhar profissionalmente para TV, cinema ou teatro, e mesmo publicidade, ou seja, todos atores, atrizes, jornalistas, etc que trabalham nos veículos de comunicação precisam do registro na DRT.

Mas realmente todos que aparecem na televisão, por exemplo, tem registro na DRT? A resposta é NÃO! uma pessoa pode até pode trabalhar na TV sem o registro, mas não será mais que um figurante, ou personagem sem fala, e ainda no máximo num segundo plano.

Como funciona o DRT para menores de idade?

Segundo o próprio site do SATED: “O Registro Profissional só é exigido a partir de 16 anos, aqueles que já trabalham em funções artísticas abaixo da idade acima citada, terão assegurados todos os seus direitos trabalhistas e sindicais”.

Como fazer o registro na Delegacia Regional do Trabalho?

Agora que você já entende a importância do DRT, garanto que esta curioso para saber como conseguir o registro! Aqui começa a diferença em se registrar como ator e atriz das outras profissões: o registro não é feito nos Ministérios do Trabalho e sim num sindicato da categoria, o SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão). Existem ao menos um em cada estado brasileiro e são eles quem fornecem o registro da DRT.

As exigências para conseguir o registro na DRT varia de acordo com cada SATED, mas no geral deve ter alguma formação na área, apresentando diploma ou certificado de algum curso que reconheça suas habilidades como artista, e que tal curso seja reconhecido pelos órgãos competentes; ou possuir um atestado fornecido pelo sindicato que reconheça sua capacidade como ator. Há também que se comprovarem alguns trabalhos (peças de teatro), e ainda uma apresentação perante uma banca. É importante que você se informe com o SATED da sua cidade ou Estado, você também pode dar entrada através do sistema digital Sirpweb seguindo os passos explicados no próprio site. Outra maneira é se formando em uma faculdade de Artes Cênicas.

Agora que você já sabe a importância de se ter um Registro Profissional de Ator e deseja trabalhar na área, se foque e estude muito. Afinal, mesmo que se tenha o DRT, você deve se destacar no mercado.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Técnicas de escrita e roteiro.

August 4, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square

© 2019 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO