top of page

Escrita de Projetos Culturais: como saber cobrar por isso?




Ao escrever projetos culturais, além de ter um bom domínio da escrita e da estrutura de um projeto, o produtor ou fazedor precisa saber como definir o valor do seu trabalho.


Antes de tudo: defina sua experiência e qualificações! Quanto tempo você atua na área de escrita de projetos culturais?  Você possui formação específica? Quais são suas habilidades específicas, como pesquisa, organização, escrita criativa e conhecimento de leis de incentivo à cultura?


Antes de começar a oferecer seu trabalho, é necessário definir o seu valor como profissional. Assim como em qualquer outra área, quanto mais diferenciado seu currículo, mais chances de ser contratado!


Feito isso, é hora de escolher um modelo de cobrança. Se for cobrar por hora, mire em projetos de curta duração ou com escopo de trabalho bem definido. 


Agora, caso queira preço fixo, o ideal é focar em projetos de maior porte ou com escopo de trabalho bem definido. Em alguns casos, o pagamento por etapa é mais viável, dividindo o projeto em etapas e definindo um valor para cada uma.


Determine o valor do seu tempo! Some seus custos fixos (aluguel, internet, etc.) e variáveis (materiais, impostos, etc.) e divida pelo número de horas trabalhadas por mês. Pesquise quanto outros produtores e fazedores cobram por serviços semelhantes.


Depois disso, crie uma proposta comercial. Descreva o escopo do trabalho e o valor do seu serviço, defina prazos, metas e condições de pagamento. Além disso, é de extrema importância ter um portfólio de apresentação para te dar respaldo na hora de negociar. Se você ainda não escreve, coloque em seu portfólio suas experiências na área, e como você poderia agregar com a sua visão e experiência.


A hora de negociar chegou. Esteja aberto a negociar o valor do seu serviço, mas não aceite trabalhar por menos do que o seu valor mínimo. Explique o valor que você agrega ao projeto e os benefícios que o cliente terá ao contratá-lo. Para sua segurança, formalize o contrato. Tenha um documento assinado que define o escopo do trabalho, o valor do serviço, prazos e condições de pagamento.


Após fechar negócio e começar o trabalho, mantenha o cliente atualizado sobre o andamento do projeto e responda às suas dúvidas de forma clara e objetiva. Entregue o projeto no prazo e dentro das expectativas do cliente.


Ao seguir estas dicas, você estará mais preparado para cobrar o valor justo pelo seu trabalho de escrita de projetos culturais.


Lembre-se: Seu trabalho é valioso e você merece ser recompensado de forma justa.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page