top of page

Cinco dicas imprescindíveis para atores iniciantes.


O mercado de atuação atrai muitas pessoas em busca de construir uma carreira sólida e de reconhecimento. Para quem deseja obter sucesso, entretanto, é preciso saber que essa área exige muita persistência e estudo.

Se você está começando, entenda aqui o que pode impulsionar novos vôos na sua carreira e gerar boas oportunidades: desde o cuidado com a imagem até o preparo para os testes, saiba quais são as maneiras mais eficientes de abrir as portas no mercado de atuação!

Invista em cursos profissionalizantes

Uma formação sólida é muito importante para que se consiga boas oportunidades. Há muitos cursos superiores e técnicos em artes cênicas que garantem o DRT, registro profissional do ator, quando são concluídos.

Com um registro profissional, a confiança no seu trabalho é maior e o ator tem permissão legal para trabalhar em qualquer área. Prefira cursos que sejam reconhecidos no mercado, que já tenham formado bons atores e que tenham uma boa reputação entre as agências.

Faça cursos complementares

O ator precisa ser um ser mutante, que incorpora diversos papéis em sua carreira. Quanto mais habilidades ele tiver paralelamente à de interpretação, maiores serão suas chances de conseguir um papel. Aulas de dança, de canto, de expressão corporal, e até esportes diferentes como a esgrima podem render um diferencial importante no momento da seleção.

Tenha um bom material de apresentação

Todo ator tem um lado empreendedor. Afinal, ele é o seu próprio produto, e ninguém mais fiel do que si próprio para enaltecer sua imagem, não é mesmo? Com a facilidade da internet, ficou mais fácil ser encontrado por diretores, olheiros e produtores de elenco. No entanto, como tudo na vida, a rede possui vantagens e desvantagens. Ao invés de ver o seu melhor trabalho, o diretor pode acabar caindo em um vídeo do seu começo de carreira, comprometendo a impressão que ele tem de você.

Para que isso não aconteça, seja criterioso e seletivo ao editar aquilo que será disponibilizado. Mantenha o material sempre atualizado e não esqueça de uma boa roupagem gráfica. Além do videobook, invista em outros meios de divulgação, como website, blog, sites de relacionamento e de trabalho.

Vá preparado para os testes

Testes de atores são momentos onde deve haver a máxima concentração e dedicação. Se houver texto, você deve estudá-lo com cuidado, pois, certamente, isso dará mais segurança à sua apresentação. Chegue pontualmente, tire suas dúvidas se necessário e não fique disperso até chegar a sua hora. Pense que, dentre os vários candidatos, você deve se destacar! E para isso, quanto mais você estiver preparado, melhor.

Estude para fazer cinema e televisão

Todos ator sabe que a televisão e o cinema são mercados mais restritos. Para isso, quanto mais o ator tiver domínio e conhecimento de cada linguagem, maiores serão suas chances de ser chamado. Saber se posicionar para a câmera, projetar a voz de forma adequada, entender os tempos e a dinâmica da equipe pode fazer com que se destaque.

Mesmo sendo o cinema e a televisão áreas que oferecem uma projeção na carreira do ator, o teatro continua sendo a base fundamental para a formação. Por isso, por mais que trabalhe em outras áreas, tenha cuidado de estar em dia com as técnicas e linguagens teatrais!

Preparado para deslanchar sua carreira de ator? Conte para a gente!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page