top of page

O que esperar do setor audiovisual nacional após o Oscar?


O cinema brasileiro vive um momento histórico com a inédita conquista do Oscar de Melhor Filme Internacional. A vitória de "Ainda Estou Aqui" não é apenas um reconhecimento da qualidade do cinema nacional, mas também promete impulsionar o setor audiovisual em diversas frentes.


A visibilidade alcançada com a premiação eleva o patamar do cinema brasileiro no cenário internacional, além de atrair os olhares do mundo para as nossas produções. Mas isso significa mais oportunidades? Como estar preparado para isso?


O Impacto Econômico no Setor:


Com a histórica conquista do nosso primeiro Oscar, a positividade e a motivação tomam conta do setor audiovisual. Diretamente, o aumento da visibilidade pode e deve gerar mais investimentos, aumentando o número de produções de filmes, séries e outros formatos, aumentando as oportunidades para diversos profissionais.


Além disso, o sucesso internacional pode voltar a impulsionar a bilheteria dos filmes brasileiros, gerando mais renda para a indústria. "Ainda Estou Aqui" voltou a encher as salas, demonstrou a força do cinema nacional e deixou muita gente interessada em consumir cultura. Quanto mais cultura consumimos, mais cultura geramos.


A Importância da Valorização:


Diversas medidas nos últimos anos foram tomadas. Leis Aldir Blanc, a volta da Lei Rouanet e a Lei Paulo Gustavo foram fundamentais para a retomada do setor pós-pandemia, que foi muito prejudicado. Porém, não podemos nos limitar a elas!


O Governo Federal tem implementado diversas medidas para impulsionar o audiovisual brasileiro. Entre elas, está a prorrogação dos incentivos fiscais até 2029, garantida pela MP 1280/2024, o que permite que empresas destinem parte do imposto de renda para coproduções de obras audiovisuais brasileiras independentes, inclusive aquelas que remetem recursos ao exterior.


Além disso, foram anunciados mais R$1,6 bilhão em investimentos exclusivos para o setor. Parte desse investimento está sendo direcionada para a construção e modernização de salas de cinema em todas as regiões do país, com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira ao cinema.


Regulamentações como a cota de telas de cinema e do streaming buscam garantir maior espaço para as produções nacionais nas exibições, promovendo o crescimento da indústria.


Como se Preparar Para Essa Nova Fase Pós-Oscar?


Antes de tudo, é fundamental se atualizar sobre os editais e oportunidades. Órgãos como a ANCINE, MinC, e Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura lançam regularmente editais para diversas áreas do audiovisual, desde produção e desenvolvimento de projetos até distribuição e exibição.


Saber escrever, elaborar e executar projetos culturais é de extrema importância na atualidade, ainda mais quando se pensa em buscar essas formas de fomento para tirar suas ideias do papel. Para preparar um projeto cultural, em especial para o setor de audiovisual, você precisa saber demonstrar o potencial cultural e econômico do projeto, deixando-o bem estruturado.


Busque qualificação e aprimoramento constantes. O setor audiovisual está em constante evolução, com novas tecnologias, formatos e modelos de negócios surgindo a todo momento.

 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page