top of page

O Muro Dos Recursos: Como Vencer os Desafios da Captação Para Projetos Aprovados?




A aprovação de um projeto é um marco importante para qualquer empreendedor ou organização. No entanto, mesmo que um projeto seja aprovado, não significa que ele será financiado. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apenas 25% dos projetos aprovados em editais públicos conseguem captar recursos.

Existem diversos fatores que podem contribuir para esse cenário. Alguns dos principais são:

Inadequação do projeto ao edital: O projeto deve estar alinhado aos objetivos e critérios do edital para o qual está sendo inscrito. Caso contrário, ele terá menos chances de ser selecionado. Os objetivos do projeto devem estar alinhados aos objetivos do edital, o público-alvo do projeto deve ser o mesmo público-alvo do edital, o local de realização do projeto deve ser o mesmo local de realização dos projetos selecionados pelo edital, além do prazo de execução do projeto, que deve ser o mesmo prazo de execução dos projetos selecionados pelo edital!

Falta de planejamento e gestão: A captação de recursos requer um planejamento cuidadoso e uma gestão eficiente. Os empreendedores ou organizações devem definir metas claras, elaborar um cronograma realista e acompanhar de perto o processo.


Alguns dos pontos que devem ser considerados no planejamento da captação de recursos são: metas, cronograma, orçamento, estratégias e as métricas.

Falta de networking: A rede de contatos pode ser um importante aliado na captação de recursos. Os empreendedores ou organizações devem se relacionar com potenciais financiadores, participar de eventos e buscar oportunidades de networking. Para construir uma rede de contatos forte, participe de eventos e produções, utilize as redes sociais para ser mais notado. Além disso, não tenha medo de se aproximar de pessoas que podem ser potenciais financiadores.

Para aumentar suas chances de captar recursos com patrocinadores após aprovação do seu projeto, tenha em mente que o mercado, atualmente, está dando um foco maior para projetos inovadores, que demonstrem impacto e/ou estão bem posicionados.

Faça apresentações profissionais, de forma clara e objetiva, para potenciais parceiros e patrocinadores. Além disso, para se ter sucesso, é necessário ter proatividade e persistência para buscar o financiamento necessário para executar sua produção, ou concluir a captação para quem está escrevendo! .

.

. Confira o Intensivão Online de Captação de Recursos da Desenvolvimento Artístico!


Muito conteúdo, aprendizado e conhecimento, além de encontros online, debates, network com comunidade ativa (mais de 3mil artistas e fazedores de cultura)! Aproveite, como será um Intensivão muito focado, teremos poucas vagas!




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page