A importância da saúde mental para o artista
Independente de que tipo de arte se cria, o universo da criação artística está ligado ao lado direito do cérebro, o lado da subjetividade, que, muitas vezes entra em conflito com a objetividade.
A arte pode ser muito solitária e a falta de estrutura e suporte para saber separar o trabalho dos outros aspectos da vida, pode se tornar algo muito perigoso. Traçar limites é fundamental.
O universo da arte é extremamente competitivo e desigual, podendo contribuir para ansiedade, a depressão e o abuso de substâncias químicas decorrentes dos desafios que os artistas enfrentam. Muitos ícones das mais diversas vertentes da arte lutaram contra o vício, em determinados casos, chegando à morte.
Por isso, especialistas em psicoterapia sugerem algumas dicas para manter o equilíbrio emocional e a saúde mental em dia.
Use as redes sociais ao seu favor. Entre em grupos e fóruns que se concentram em questões relacionadas ao cotidiano de artistas. Neles você poderá compartilhar suas ideias, angústias, planos e até mesmo suas obras. Não acredite no mito de que priorizar a saúde mental e o bem-estar vão diminuir sua criatividade. Na maioria das vezes, quando transtornos por uso de substâncias ou doenças mentais se agravam, a criatividade cai vertiginosamente.
Cerque-se de pessoas divertidas. O enfrentamento de traumas e a resolução de problemas de saúde mental podem ser assustadores e sombrios, mas rir com os outros torna a vida significativa e tudo mais suportável. Se você pode adicionar humor à sua vida diária, com respeito e compaixão, você pode sobreviver a qualquer coisa.
Encontre outras atividades criativas ou expressivas que sejam completamente separadas de tudo o que você faz profissionalmente. Se você trabalha com pintura, por exemplo, use a dança ou a música como formas de aliviar ansiedades sobre como você e os outros veem seu trabalho. Dessa forma, você se distrai e ainda estimula seu lado artístico sem a pressão do dia-a-dia.
Se possível, faça terapia, pratique meditação ou encontre um grupo de apoio para expressar suas preocupações e receber feedbacks a respeito das pressões com que você lida frequentemente.
E por fim, dê pequenos passos para impulsionar sua carreira: seja reformulando suas campanhas de e-mail, atualizando seu site, programando novas postagens / conteúdos ou mesmo, sentando para fazer um inventário de suas obras de arte. Esses “mini objetivos” têm ajudado muitos artistas a conquistar um pouco mais de tranquilidade. Ocupar a mente em momentos difíceis pode ser uma boa alternativa para aliviar a tensão.
Comentarios