Cinco clássicos escritos por mulheres que foram adaptados para o cinema e TV
- Desenvolvimento Artístico
- 14 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Seja em filmes ou séries, várias autoras clássicas da literatura tiveram suas obras adaptadas em grandes produções audiovisuais

Ao longo dos anos, muitas mulheres se consagraram como grandes autoras, o que tornou vários de seus títulos clássicos na literatura mundial. Várias de suas obras chegaram até Hollywood, onde se tornaram produções audiovisuais de grande sucesso.
É por isso que selecionamos 6 dessas grandes autoras que tiveram suas obras adaptadas para o cinema e para a televisão. Assim você pode se aventurar em clássicos aclamados pelo público.
Veja só:
1. Orgulho e Preconceito:
As obras de Jane Austen já foram adaptadas várias vezes para o cinema. No entanto, Orgulho e Preconceito continua sendo o mais famoso da autora inglesa. Conheça a história de amor afiada de Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy em um livro que reflete sobre a educação, cultural, moral e amor na sociedade aristocrática do século XIX. O livro foi adaptado diversas vezes para o cinema e televisão, sendo que a sua versões mais famosa é o filme homônimo de 2005 com Keira Knightley e Matthew Macfadyen nos papéis principais.

2. Mulherzinhas:
Assim como o livro anterior, a obra de Louisa May Alcott já foi adaptada centenas de vezes para o cinema e para o teatro, sendo que duas de suas versões chegaram a serem indicadas ao Oscar (incluindo o filme de Greta Gerwig de 2019). Mulherzinhas, ou Little Women, conta sobre as irmãs March, que são fortes figuras femininas que precisam se apoiar nos momentos delicados da vida, mostrando o poder e a força do amor nas maiores aventuras, dores, desilusões amorosas e perdas da família March.

3. Frankenstein:
É inegável dizer que o cientista Victor Frankenstein e sua criação são personagens clássicos da cultura pop e da literatura gótica. Escrito por Mary Shelley, Frankenstein já foi adaptado diversas vezes para o cinema e para o teatro, além de ter servido de inspiração para vários outras grandes produções de Hollywood. No romance de Shelley, Victor é um cientista que dedicou a sua juventude e saúde para estudar a reanimação de tecidos mortos a fim de gerar vida artificialmente. Mas durante seus experimentos, ele dá vida a uma criatura abominável que gera revolta na população.

4. Coleção Anne de Green Gables:
A série de livros de Lucy Maud Montgomery conquistou vários corações com a adaptação da Netflix "Anne With An E", que foi cancelada antes do seu término. Anne Shirley, uma órfã de cabelos ruivos, consegue derreter o coração de qualquer um que encontra seu caminho. Com uma imaginação fértil e coração puro, acompanhe as aventuras de Anne na cidade fictícia de Avonlea.

5. Assassinato no Expresso do Oriente:
Assim como Jane Austen, a Rainha do Crime Agatha Christie também teve várias de suas obras adaptadas para o cinema. No entanto, o clássico "Assassinato no Expresso do Oriente" ainda continua sendo uma das aventuras mais famosas de Hercule Poirot, onde em meio de uma viagem é surpreendido por um telegrama solicitando seu retorno imediato a Londres. Assim, ele embarca no Expresso do Oriente, onde pouco após a meia noite, o excesso de neve nos trilhos obriga o trem a parar. Na manhã seguinte, um assassinato havia ocorrido dentro da embarcação e o corpo é encontrado golpeado por múltiplas facadas. Agora Poirot deve investigar os passageiros isolados para descobrir quem é o criminoso.

Comments