top of page

Iluminação Cênica - O impacto da Luz no Cotidiano


Quando ouvimos falar em iluminação cênica, somos automaticamente induzidos a pensar em teatro ou eventos ligado às artes em geral. E isso é explicado pela nossa falta de conhecimento sobre o que é iluminação.

Por isso eu te convido a conhecer mais sobre o que é iluminação cênica e o seu impacto no cotidiano.

Antes de entender o que é iluminação cênica e a sua influência na nossa vida, precisamos saber um pouco sobre a profissão de iluminador.

O iluminador ou lighting designer é o responsável por elaborar projetos (desenhos de luz), coordenar todos os sistemas de iluminação dentro de um espaço (interno ou externo) e fazer o evento "brilhar".

No entanto, no dia-a-dia, somos influenciados pela luz o tempo todo. Pela iluminação da vitrine da loja atraindo nossa atenção. O giroflex da ambulância nos alertando de algum perigo. O entardecer que realça as luzes da cidade e nos convida a desacelerar. Até a chama de um fósforo pode nos trazer lembranças e emoções. Poderia listar uma infinidade de sensações e que tem sua origem tendo a luz como protagonista.

Lighting Design na Arquitetura

As características dos elementos usados na arquitetura são cada vez mais valorizadas usando os conceitos de iluminação cênica.

Através da aplicação da luz cênica, o olho humano é conduzido para observar todos os detalhes que trazem harmonia e beleza para uma construção. E essa magia só é possível com a elaboração de um desenho de luz muito bem projetado.

É nessa hora que o conhecimento de luz cênica de um lighting designer é necessário.

A mesma iluminação cênica que traz imponência para um edifício é a mesma que traz encanto para a rua, sofisticação para a cidade e emoções para as pessoas.

Segundo Cesar Pivetti, o premiado lighting designer diz “o arquiteto tem que entender o seguinte: ele tem que deixar de usar uma luz dura, para uma luz mais humana. É possível você humanizar uma edificação através da iluminação cênica .

Hoje, vários arquitetos têm buscado iluminadores cênicos para trabalhar em conjunto dentro dos seus projetos.

Iluminação Cênica em Eventos Sociais

A iluminação cênica usada em eventos sociais tem o papel de trazer conforto e requinte ao ambiente, diferenciando e definindo espaços. É impressionante como um feixe de luz é capaz de diferenciar ambientes e trazer sensações distintas às pessoas.

Quando falamos em festa, a iluminação é responsável por transformar todo o ambiente valorizando alguns pontos e propositalmente, ofuscando outros.

Quando a iluminação é bem projetada e a cor é bem escolhida o ambiente fica harmônico, transformando em um verdadeiro cenário de acordo com a sensação que o iluminador cênico deseja estimular.

Luz na Fotografia

A iluminação cênica é o que faz a diferença entre uma foto profissional e uma foto profissional incrível.

Para quem consegue se emocionar ao ver a beleza de uma foto não imagina que grande parte dessa beleza se deve ao conhecimento de luz e de iluminação cênica aplicada àquela foto. Para isso o fotógrafo deve saber qual o tipo de luz, a posição dos pontos de luz e também saber trabalhar com a sombra a favor da harmonia e beleza da foto.

Alguns trabalhos fotográficos possuem linhas bem definidas, como o fotojornalismo onde a luz precisa ser realmente mais “dura” para que a foto registre e transmita um fato.

No entanto um fotógrafo profissional “incrível” é aquele que consegue provocar emoções através de uma narrativa de luz ou também de uma dramaturgia de luz pensada para a câmera. O fotógrafo que entender e trabalhar com a iluminação cênica estará em outro nível, nos revela Cesar Pivetti.

Como conclusão, podemos afirmar que a luz é emocional e que ela exerce enorme influência em nossas emoções e sentimentos.

Seja ela usada em um grande espetáculo teatral para provocar inúmeras sensações no público ou através da chama de uma vela que traz aconchego e romantismo para aquele jantar especial.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page