top of page

Conheça um pouco dos critérios de seleção da Cena Criança do Festival de Curitiba.


A Mostra Cena Criança participa pela segunda vez no Festival de Curitiba, com quatro peças infantis que serão apresentadas gratuitamente no Teatro Sesi Portão. O Desenvolvimento Artístico entrevistou uma das curadoras da mostra, Michele Menezes, idealizadora do projeto patrocinado pelo Sesi, para falar um pouco sobre os critérios de seleção para a mostra de teatro infantil.

Uma das grandes preocupações, segundo Michele, é a qualidade artística para esse público e como o assunto é exposto para a criança no teatro. “A abordagem do tema é mais importante do que o tema em si. O tema normalmente é importante, as peças infantis sempre têm a moral da história que é importante falar com criança, mas a forma como os grupos abordam é o que nos interessa”, complementa.

A seleção para a Cena Criança foi feita a partir das inscrições do Fringe. Foram mais de 20 peças infantis inscritas, todas de fora de Curitiba, na qual quatro foram selecionadas. Além da abordagem e da forma que é interpretada pelos atores, são analisados todos os elementos cênicos - cenário, figurino, luz, sonoplastia. Essa análise é feita pelo material enviado, no qual a qualidade faz toda a diferença, como vídeos da peça, fotos, sinopse e ficha técnica.

Há três anos, Michele faz a Mostra Espetacular em Curitiba, com duração de dez dias de evento, propulsora para a realização da Cena Criança. Com esse Know-how, a curadora observa especialmente o olhar de como se trabalha a arte para criança. “A arte para criança no Brasil hoje é um pouco subjugada, mas principalmente pela forma como as pessoas trabalham. É difícil você encontrar um grupo que se dedica a arte para criança quanto ao que se dedica a arte para adulto. Os grupos adultos têm um nível de pesquisa mais profundo dos que trabalham com criança, e a gente tem muita dificuldade de ter esse tipo de projeto”, conclui Michele.

As peças selecionadas foram: Alice no País das Maravilhas (São Paulo-SP), Gulliver – Um gigante diferente (Ribeirão Preto-PR), O melhor show do mundo, na minha opinião (Londrina-PR) e Ogroleto (Fortaleza-CE). As apresentações são de quinta a domingo às 16 horas no Teatro Sesi Portão, durante o Festival de Curitiba.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page