Como ser um artista de circo?

March 15, 2018


 

Se antigamente ser um artista de circo significava viver com uma trupe, de modo precário, morando em tendas e passando de cidade em cidade para diferentes apresentações, hoje já tem pessoas procurando até como atividade física. Atualmente, ainda há resquícios dos antigos circos, mas cada vez mais pessoas escolhem ter um desenvolvimento artístico nesta área, porque se encantam com apresentações das grandes companhias do planeta como o Cirque du Soleil, o da China ou o de Moscou, que cada vez mais sofisticam o mundo circense.

 

O fascínio, a alegria que esse tipo de arte transmitem ao público, as possibilidade de fazer um trabalho criativo e reconhecido, fazem com que muitas pessoas procurem essa formação, mas é preciso estar atento pois não é uma rotina fácil. Ser artista de circo exige um trabalho corporal que beira à exaustão para conseguir não só a melhor qualidade como uma perfeita flexibilidade do corpo.

 

Atualmente, há desde cursos livres para ser artista de circo até programas estados como é o caso do Programa de Formação de Artista de Circo (PROFAC), iniciativa da ONG Circo Crescer e Viver. Entenda mais: 

 

Programa de Formação de Artista de Circo - 

 

O conceito desse projeto é utilizar a cultura e as artes circenses para dar oportunidades de ascensão pessoal e coletiva para adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, que desejam ser um artista de circo.

 

Profac leva formação circense a jovens de 14 a 24 anos

 

É uma formação completa, com duração de três anos, com conteúdos para que os alunos possam atuar de maneira performática em diferentes espaços cênicos.

 

Na matriz de conteúdos disciplinas como a preparação corporal, acrobacia de solo, equilíbrio, malabarismo, interpretação, dança contemporânea e disciplinas teóricas.

 

O Profac tem base no Rio de Janeiro mas nada impede, se você morar em outra cidade, de se inscrever. Mas se passar no processo seletivo, terá que se mudar e  os Interessados devem aguardar chamamento público de um novo processo seletivo.

 

Que tal trabalhar no Cirque du Soleil?

 

Essa preparação e formação, citada no tópico anterior, dará base para almejar trabalhos dos sonhos. O Cirque du Soleil, por exemplo, está sempre com inscrições abertas para os novos artistas. Mas, pela qualidade e criatividade da companhia, é preciso uma disposição para um treinamento pesado que pode ultrapassar mais de 12 horas diárias e também estar disposto a descansar somente duas semanas por ano, que é o período de férias de cada artista. Logicamente, há uma série de compensações, como ter no currículo um trabalho com o Cirque du Soleil, que abrirá portas em diferentes momentos da sua vida, e também uma série de outros benefícios.

 

O circo mais famoso do mundo tem espetáculos em diferentes partes do mundo, o que garantirá conhecer várias culturas.

 

A companhia canadense também garante remuneração global competitiva, além de benefícios de saúde e de viagens. E, para aqueles que ficaram um tempo maior no Cirque Du Soleil, há também o projeto de transição de carreira, em que o artista é auxiliado a fazer uma reflexão sobre sua carreira e também em quais caminhos tomar quando se cansar dos palcos. O mais interessante é que há, dentro da companhia, diversos outros cargos justamente para esses artistas.

 

Cirque du Soleil oferece inúmeras oportunidades para profissionais que desejam trabalhar no circo

 

Circo Stankowich

 

Para aqueles que desejam ser artistas de circo, mas querem de repente conhecer um pouco mais da realidade dessa arte, vale a pena procurar circos locais. No Brasil, ainda há algumas companhias, mas são poucas que podem oferecer possibilidades.

 

Um dos maiores é o Circo Stankowich, de origem tcheca e que tem sua base no Rio de Janeiro e viaja para todo o país. O Stankowich tem, atualmente, mais de 150 trabalhadores e realiza, anualmente, mais de 500 shows. Apesar de ter ainda uma estrutura familiar, o circo teve um processo de abertura e contratou artistas de fora para que pudesse continuar com a mesma qualidade e criatividade.

 

E para finalizar esse post com chave de ouro, assista no vídeo uma parte de uma linda apresentação do Cirque Du Soleil:

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Técnicas de escrita e roteiro.

August 4, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square

© 2019 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO