top of page

Hora do teste! Entenda e não se desespere!

O que esperar?

Quando você é chamado para um teste, as pessoas que estarão presentes nele serão você, o diretor de casting e talvez um punhado de outros completos estranhos. Algumas dessas outras pessoas podem ser o produtor, o operador de câmera, (isso se eles estiverem filmando o teste), o parente ou amigo entediado do diretor, um representante do anunciante, (no caso de uma seleção para comercial), e um coreógrafo ou um diretor musical (no caso de uma audição para musical). Não importa quem esteja na sala, trate todos com respeito. Se alguém parecer um zelador mal vestido, essa pessoa pode ser na verdade o produtor, então fique em uma posição segura de tratar todos com cortesia.

Na sua hora de fazer o teste, o diretor de casting provavelmente já deve ter visto centenas de outras pessoas antes de você, o que significa que ele e todos os outros na sala estão entre o cansaço, o tédio e a irritação. Faça a vida do diretor fácil e as suas chances de ter um teste com sucesso serão aumentadas. Faça o trabalho dele difícil, (como não estar preparado, falar muito, e por aí vai) e você provavelmente acabará com qualquer chance de pegar um papel!

Após uma introdução breve (e tenha a certeza que você conseguiu deixá-la breve), alguém deve perguntar sobre foto de seu book e currículo, no caso de eles ainda não os possuírem. (Não tenha medo de repassar múltiplas cópias de suas fotos e seu currículo). Em algumas audições, alguém pode querer tirar fotos de você com uma câmera digital, para que o diretor de casting possa analisar todas as pessoas que foram testadas naquele dia. Certifique-se que você sorriu e apresentou-se da melhor forma. Se a sua foto digital não parecer nem um pouco com a foto de rosto que você entregou, é necessário que você faça uma foto de rosto nova.

No mundo dos comerciais, sua aparência é extremamente importante, porque você será considerado um vendedor para o produto. Para ter uma boa visão sua, o diretor de casting deve pedir para você posar para fotos ou para a câmera, tanto de seu perfil quanto de frente.

A seguir, alguém dirá onde você deve ficar, que é normalmente uma marca no chão em um lugar que o diretor e todos os outros possam ver você com clareza.

Se estiver fazendo um teste para um comercial de TV, o diretor de casting pode começar pedindo para você fazer uma breve apresentação, o que muitas vezes significa que você diga seu nome completo de forma clara.

O diretor de casting então diz para começar. (Algumas vezes eles dizem “Ação!” e outras apenas dizem “Vai”, “Comece”, ou outro grunhido monossilábico de irritação). Neste ponto, você deve começar o seu teste de atuação.

Se você estiver fazendo uma seleção para um papel em um filme, seriado ou peça teatral, o seu teste pode requerer que você sente em uma cadeira, ande ao redor, ou fique imóvel, tudo dependendo da parte em que o diretor de casting pede que você leia. Qualquer que seja o tipo de teste, espere pelo inesperado, e esteja preparado para trabalhar com situações inusitadas em indicações do momento. Para ajudarem a se preparar para o inesperado, muitos atores fazem aulas de improvisação. Com essas lições, eles aprendem de forma rápida como improvisar em qualquer situação imprevista e ainda continuar dentro da personagem.

Falando seu texto do teste

Quando se é testado para um papel em um comercial de TV ou, algumas vezes, em testes para apresentadores, se usa o teleprompter ou TP. Os TPs são como monitores que possuem o script do ator escrito em letras grandes. Se o ator esquecer suas falas, é só olhar subitamente para os TPs e ler diretamente delas. O público não percebe os TPs pois ele é colocado bem em frente a lente da câmera.

Quando se faz teste para um papel em um filme, show de TV ou peça de teatro, você precisa ter decorado o texto. Tenha em mente sempre:

Se você recebeu a sua cópia do texto alguns momentos antes do teste, não tem problema pedir por um tempinho a mais para estudar o papel (apenas não demore tempo demais e não seja inconveniente com o diretor de casting).

Tente dizer as falas do roteiro de forma correta, mas não fique muito preocupado se você errou a pronúncia de uma palavra ou duas. Se você confundir todo o texto não há problemas em perguntar se você pode começar de novo.

Durante um casting aberto ou teste, outra pessoa pode dar as falas com você. Essa pessoa pode ser qualquer um; o diretor de casting, outro ator e até mesmo o cara que é amigo do amigo do diretor. Muitas vezes, a pessoa que lê com você não é um ator profissional e, portanto, não deve dar a você muito com o quê trabalhar. Não deixe que nenhuma imperfeição na atuação chateie você: continue focado e dê a sua melhor atuação.

Entretanto, durante um callback, deve ser pedido a você que dê suas falas com um ator que já está no elenco. O diretor de casting quer ver como você fica e soa ao lado do ator que já assinou o contrato.

Para evitar confusão e um teste bagunçado, descubra aonde você deve focar a sua atenção enquanto você dá o texto. Pedir essa informação é uma boa ideia se você não estiver lendo com alguém ou se você não tiver uma câmera para olhar. Em geral, você quer estar próximo ao diretor de casting (assim ele pode ver seu rosto), mas não diretamente bem em frente à ele (assim ele pode avaliar sua performance sem sentir que precisa se manifestar ou reagir à sua interpretação).

Devem pedir a você que fale o texto várias vezes, com sugestões do diretor de casting para parecer mais bravo, mais enérgico, mais suave, e assim vai. Essa direção é uma coisa boa! Você quer a atenção do diretor porque isso mostra que ele (ou ela) está interessado em você.

Prestando atenção em suas maneiras no teste

Falta de cortesia mostra desrespeito, não importa aonde você está em sua vida. Se faltar respeito com o pessoal que está coordenando o teste, agir como uma criança mimada pode destruir uma oportunidade de atuação mais rápido do que você pode dizer “a saída do palco é à esquerda”. Mantenha em mente os pontos a seguir em todas as vezes que você tentar conseguir um papel:

Nunca toque o diretor de casting ou qualquer um de seus pertences, como um bloco de notas, notebook, comida, e coisas do tipo. Fazer isso é muito rude e, definitivamente, age contra você.

Nunca fume ou chupe chiclete durante um teste. Se você precisa fumar, faça isso lá fora, onde ninguém possa ver você e o seu fumo não irá perturbar os outros.

Se você levar um pequeno gravador para gravar e depois assistir e avaliar sua performance no conforto de sua casa, esconda o aparelho para que ele não distraia você. Caso contrário, o diretor pode ficar olhando o seu gravador em vez de observar você. Não peça permissão para gravar, porque isso leva tempo e distrairá o diretor de casting. Apenas esconda no seu bolso ou bolsa e deixe gravando.

Alguns diretores ficam de cara feia quando os atores gravam suas audições, enquanto outros não ligam. Se você levar um gravador tenha a noção de que, se for descoberto, ele pode agir contra você.

Fazendo sua saída

Após você terminar sua audição, agradeça a todos (o diretor de casting, o operador de câmera que estará comendo um sanduíche nos fundos, a recepcionista que ajudou você a se apresentar, e qualquer outra pessoa que possa estar sentada, assistindo). Em geral, você quer sair da sala da mesma forma que você se apresentou quando você chegou.

Antes de deixar o teste, não se esqueça de apresentar o seu DRT. Após assinar tudo, saia o mais rápido possível e se parabenize pelo que você concluiu!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page